sábado, 1 de outubro de 2011

Amor é uma coisa... gratidão é outra.

Aprendi com o tempo, que quando se trata de amor, não existe fazer o certo ou errado. Não existe um sistema repleto de processos que causam este ou aquele efeito. O amor é imprevisível, para encontrá-lo você precisa ser levado por ele e não tentar conduzi-lo. Fazer algo para receber o amor de alguém, é totalmente dispensável, o amor é uma coisa, gratidão é outra.

Não são raras as vezes que escutei (ou disse): "Fiz tudo certo, agi da melhor maneira possível, tive sucesso em tudo que fiz, mas o amor me rejeita". Estas afirmações são típicas de pessoas que acreditam na meritrocácia, que fazem do amor uma fórmula matemática. Mas, repito, amor é uma coisa, gratidão é outra.

Felizes são aqueles que se entregam a outra pessoa com desprendimento e sem esperas por recompensas. Todos os demais, podem até encontrar a felicidade ao lado de outra pessoa. Mas, nunca o amor. Pois o amor não julga o bem e o mal, ele está acima destas questões. Ele apenas é o que é, não precisa de razões para existir.

Um comentário:

  1. Belas Palavras, Raphael. O amor não é um toma lá dá cá. O amor não espera retribuição. Quem age dessa maneira, esperando retorno, não sabe amar. Por causa dessa atitude, dessa esperança frustrada, morre-se e mata-se.

    ResponderExcluir